credito que não há outro tema a ser abordado hoje do que o surto de Covid-19 no mundo. 

Em momentos como este, se manter informado e atentos à situação é o melhor que podemos fazer. 

Quem tem um negócio sabe que altos e baixos sempre são preocupantes. 

Neste momento, especialmente quem tem um negócio físico, tende a ser mais suscetível aos desdobramentos ainda incertos do que estamos passando. 

Cinco passos para gerenciar esta crise 

Ontem li um material interessante do Facebook sobre ações que podemos tomar para diminuir os impactos e trazer mais clareza para seus clientes neste momento.

O Facebook listou 5 recomendações que você pode começar a seguir e também materiais para te ajudar a passar por este momento. 

O link da página que recomendo a leitura é este:

Gerenciamento e criação de resiliência durante o surto da Covid-19

Nela, você encontra as 5 etapas recomendadas e outros materiais legais como:

– Caixa de Ferramentas para Resiliência dos pequenos negócios

– Guia de Ações Rápidas 

Infelizmente os guias estão em inglês, mas é uma leitura interessante. 

Agora, sobre as 5 etapas recomendadas, resumi elas abaixo para você ter uma visão geral e, se quiser, pode se aprofundar um pouco no site. 

Vamos lá…

1. Fique Seguro e Informado

Mantenha-se atualizado seguindo fontes oficiais como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde, para que seja possível responder rapidamente às mudanças que podem afetar você ou seus clientes.

Siga a OMS no Facebook ou no Instagram

2. Mantenha contato com seus clientes 

Compartilhe proativamente informações importantes com seus clientes usando email, site, Página do Facebook, perfil do Instagram ou como você costuma fazer.

Você pode incluir informações sobre as medidas que está tomando para tornar suas instalações ou produtos seguros, como você irá lidar com problemas de atrasos ou reembolsos.

3. Tente organizar eventos online

Caso você precise adiar ou cancelar eventos planejados como resultado do surto, conecte-se com seus clientes pelo WhatsApp, com um webinar online ou organize transmissões ao vivo no Facebook ou o Instagram.

4. Prepare um plano de atendimento

Para ser ágil e transparente com seus clientes durante esse momento desafiador, prepare-se para as perguntas e solicitações recebidas.

Considere esboçar respostas modelo para seus emails ou configurar mensagens de resposta instantânea com as informações que você espera que seus clientes procurem.

Conecte-se com seus clientes em tempo real usando mensagens do Instagram Direct , Messenger ou configurando um perfil do WhatsApp Business .

5. Tenha uma lista de perguntas frequentes

Prepare uma lista de respostas para as perguntas que seus clientes provavelmente farão e forneça o máximo de detalhes e segurança possível nas respostas.

Aqui está um exemplo de como poderia ser uma pergunta frequente:

P: Posso cancelar meu pedido (bilhetes de viagem/programas educacionais/associação em academias)?

R: É claro que cancelaremos seu pedido/reagendaremos, ou cancelaremos sua viagem/pausaremos sua associação mediante solicitação. Após o cancelamento de seu pedido, o valor gasto com sua compra original será reembolsado em sua conta. Estamos ansiosos para fazer negócios com você novamente em breve.

E agora?

Sem dúvida é um momento delicado e cada um de nós pode reagir de uma forma diferente. Alguns mais preocupados, outros menos. 

Mas, o que temos certeza é de que esse surto está afetando e irá afetar muitos negócios. Especialmente nós, os pequenos. 

Como recomendação adicional para você neste momento, reforço ainda mais o controle dos seus investimentos em anúncios. 

Sabemos que a atenção das pessoas está muito focada em notícias e informações sobre o assunto. Por isso, é natural observarmos uma queda no desempenho das campanhas. 

O grande ponto de interrogação é: até quando isso vai durar? 

Por isso, vamos ter cautela. 

Eu mantive meu orçamento de anúncios neste mês e, talvez pela natureza do meu negócio, não vi uma queda significativa nas vendas. 

Desta forma, controlando de perto, posso avaliar se vale a pena investir mais ou menos neste momento. 

Contudo, sempre mantendo os olhos atentos aos demais custos do negócio. 

Dica de conteúdo extra

Não sei se você sabe, mas sempre tive uma empresa remota.

Todos meus colaboradores fazem home office. 

Há algum tempo, gravei uma aula falando como estruturei as coisas para que tudo funcione à distância.

Como muitas empresas estão com mobilidade reduzida, acho válido compartilhar com você alguns dos meus aprendizados sobre home office.

É uma aula que pode te ajudar a preparar um plano de trabalho remoto caso isso dure mais do que o esperado ou trazer ideias de como se organizar, caso algo assim aconteça de novo. 

Assista a aula: Como ter um negócio lucrativo 100 por cento home office

Como disse acima, cada pessoa irá reagir de forma diferente. 

Mas, é algo que está afetando todos nós. 

Por isso, vamos ficar atentos e fazer nossa parte.

Fique bem

Camila Porto